No pró­xi­mo dia 09 de dezem­bro, a par­tir das 18h, será rea­li­za­do even­to de lan­ça­men­to do livro, Meu nome é Enéas, bio­gra­fia iné­di­ta do médi­co e ex-depu­ta­do fede­ral dr. Enéas Car­nei­ro escri­to pelo pro­fes­sor e pales­tran­te, Rena­to Vel­lo­so e publi­ca­do pela Livra­ria Resis­tên­cia Cul­tu­ral Editora.

Na oca­sião do lan­ça­men­to, autor Rena­to Vel­lo­so esta­rá dis­po­ní­vel para ses­são de autógrafos.

Dia: 09 de dezem­bro, sexta-feira.

Local: Drum­mond Livra­ria, Con­jun­to Naci­o­nal – Ave­ni­da Paulista.

Horá­rio: A par­tir das 18h.

Sinop­se

O MÉDICO CARDIOLOGISTA E PROFESSOR Enéas Fer­rei­ra Car­nei­ro (1938 – 2007) é exem­plo de patri­o­tis­mo e ver­da­dei­ra cida­da­nia. Can­sa­do com a situ­a­ção de des­ca­la­bro em que se encon­tra­va o país em fins da déca­da de 1980, fun­dou o PRONA – Par­ti­do de Ree­di­fi­ca­ção da Ordem Naci­o­nal – com o fim de con­gre­gar bra­si­lei­ros de bem para a gran­de tare­fa de ree­di­fi­ca­ção do Bra­sil. E não se fez por espe­rar – can­di­da­tou-se à Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca em 1989. Com o seu bor­dão “Meu nome é Enéas”, com que ter­mi­na­va as suas bre­vís­si­mas apa­ri­ções de 15 segun­dos no horá­rio elei­to­ral, tor­nou-se naci­o­nal­men­te conhe­ci­do e obte­ve vota­ção expres­si­va. Seria mais uma figu­ra exó­ti­ca do já por demais exó­ti­co pano­ra­ma polí­ti­co bra­si­lei­ro? Defi­ni­ti­va­men­te não. As diver­sas entre­vis­tas que deu, em espe­ci­al a con­ce­di­da a Jô Soa­res, logo demons­tra­ram o pro­fun­do conhe­ci­men­to que o Dr. Enéas Car­nei­ro pos­suía dos pro­ble­mas brasileiros.

Nas elei­ções pre­si­den­ci­ais de 1994, ape­sar de dura­men­te com­ba­ti­do pela gran­de mídia e osten­si­va­men­te sabo­ta­do por qua­se todos os gru­pos polí­ti­cos, obte­ve nada menos que o 3º lugar, fican­do atrás ape­nas de Lula e FHC, e des­ban­can­do figu­ras conhe­ci­das da polí­ti­ca bra­si­lei­ra, como Leo­nel Bri­zo­la, Ores­tes Quér­cia e Espe­ri­dião Amin. Depois das mar­can­tes cam­pa­nhas à Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca em 1998 e à Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo em 2000, Enéas Car­nei­ro foi elei­to, em 2002, depu­ta­do fede­ral por São Pau­lo, logran­do a mai­or vota­ção da his­tó­ria até então para aque­le car­go, com mais de 1 milhão e 500 mil votos, e con­sa­gran­do-se como a gran­de voz con­ser­va­do­ra do Bra­sil na polí­ti­ca. Foi ree­lei­to depu­ta­do fede­ral em 2006, sen­do o quar­to mais vota­do do Esta­do. Infe­liz­men­te, fale­ceu em 2007, víti­ma de leu­ce­mia. Mas o seu exem­plo de patri­o­tis­mo, hones­ti­da­de e bra­vu­ra per­ma­ne­ce. Meu nome é Enéas – bio­gra­fia com­ple­ta de Enéas Car­nei­ro escri­ta pelo pro­fes­sor e bió­gra­fo Rena­to Vel­lo­so – vem enri­que­ci­da com apre­sen­ta­ção do Pre­si­den­te da Repú­bli­ca Jair Bol­so­na­ro e pre­fá­cio de Eli­mar Damas­ce­no, gran­de ami­go e fiel escu­dei­ro do Dr. Enéas.

Sobre o Autor

Nas­ci­do no Rio de Janei­ro – RJ em 1975, Rena­to Vel­lo­so é pro­fes­sor, escri­tor e bió­gra­fo. Mes­tre em Filo­so­fia pela Uni­ver­si­da­de Esta­du­al do Rio de Janei­ro (UERJ), tem mais de 20 anos de expe­ri­ên­cia como docen­te. Publi­cou Leci­o­nan­do Filo­so­fia para Ado­les­cen­tes: Prá­ti­cas Peda­gó­gi­cas para o Ensi­no Médio (2.a ed., 2015), 100 Per­gun­tas e 100 Res­pos­tas sobre a BNCC: Base Naci­o­nal Comum Cur­ri­cu­lar (2020), Afor­tu­na­dos: A His­tó­ria de 50 Ganha­do­res de Lote­ri­as (2020), Afi­nal, O que é o Embrião Huma­no? (2020) e 100 Per­gun­tas e 100 Res­pos­tas sobre Con­cur­sos Públi­cos (2020).

Sobre a Editora

A Livra­ria Resis­tên­cia Cul­tu­ral Edi­to­ra — com 9 anos de atu­a­ção no mer­ca­do edi­to­ri­al bra­si­lei­ro — dedi­ca-se à publi­ca­ção de obras há mui­to esque­ci­das, de ine­gá­vel impor­tân­cia lite­rá­ria e his­tó­ri­ca, com espe­ci­al real­ce tan­to para a apre­sen­ta­ção esté­ti­ca do obje­to-livro quan­to para o rigo­ris­mo meto­do­ló­gi­co no esta­be­le­cer o tex­to con­for­me a mais fiel das fon­tes. Diver­sos lumi­na­res da naci­o­na­li­da­de — a exem­plo, entre outros, de Ives Gan­dra da Sil­va Mar­tins, Rober­to Cam­pos, Antô­nio Del­fim Net­to, Aris­tó­te­les Drum­mond, Ricar­do Henry Mar­ques Dip, Ibsen José Casas Noro­nha — têm e tive­ram as suas obras publi­ca­das pela Resistência.



Ficha Téc­ni­ca

Autor: Rena­to Vel­lo­so | Pro­je­to grá­fi­co: Lord Jim — Casa de Artes & Ofi­ci­na de Livros | For­ma­to: 12 x 16 cm | Núme­ro de Pági­nas: 392 |Edi­ção: 1ª |Ano: 2022

Con­ta­to:

Mais infor­ma­ções – comunicacao@resistenciacultural.com.br