A Livraria Resistência Cultural Editora — com 9 anos de atuação no mercado editorial brasileiro — dedica-se à publicação de obras há muito esquecidas, mais particularmente de alguns dos maiores mestres do tradicionalismo católico, a exemplo de José Pedro Galvão de Sousa, Miguel Ayuso, Ibsen Noronha, Ricardo Dip, Joseph de Maistre, Rubén Calderón Bouchet, Arlindo Veiga dos Santos. Inobstante esses e outros autores tradicionalistas que tanto nos caracterizam, há outros aos quais estamos unidos por laços de profunda amizade, como, entre outros, os queridos Aristóteles Drummond, Ives Gandra da Silva Martins, Roberto Campos e Gastão Reis Rodrigues Pereira, cujo contributo intelectual, moral e espiritual à nacionalidade é inegável.
***
Vale a pena contar um pouco de nossas origens.
A Resistência surgiu da experiência simples de leitor: a quase não existência de boas livrarias em São Luís. Exceto por alguns sebos — em especial o da saudosa D. Moema de Castro Alvim, a fundadora da Papirus do Egito —, São Luís jazia então (isto em 2010) completamente desguarnecida de boas livrarias; prevaleciam algumas livrarias de pequeno e médio porte, muito mais destinadas ao “público universitário”.
O futuro fundador da Resistência, José Lorêdo Filho, encomendava os seus livros pela internet, vindo a constituir uma biblioteca pessoal com quase 5.000 volumes, que ia vendendo no sebo de sua querida amiga, D. Moema, a fim de comprar outros. Foi com o sucesso de seus livros entre os clientes da Papirus do Egito que veio a ideia de fundar a Livraria Resistência Cultural. Seguindo o caminho de livrarias que marcaram o seu tempo —a Francisco Alves, a Schmidt, a José Olympio —, ocupar-se com a edição de livros foi um segundo passo natural. Logo chegaram, para compor a equipe, a designer, ilustradora e fotógrafa Caroline Rêgo e o consultor financeiro Lourival Souza Filho. Hoje, já temos também o infante Alessandro Almeida Lorêdo de Souza, assistente editorial e revisor.
A editora vem se ocupando com diversos clássicos há muito esgotados, o que não deixa de ser uma preocupação de qualquer casa editorial digna do nome. A devida atenção a autores da atualidade também se mostrou indispensável, numa tentativa de confluência dos clássicos do passado com as urgências do presente. Outro ponto fundamental é a atenção que devotamos ao cuidado editorial e gráfico de nossas publicações. Uma boa editoração deve estar ciente de que está a serviço da obra e do autor.
Como vocação — assim a Livraria Resistência Cultural Editora, empresa familiar, sob a inspiração de Dom Afonso Henriques, o vencedor da Batalha do Ourique, e sob o alto patronato de Santa Filomena, de São Bento e de São Padre Pio de Pietrelcina, busca ser uma autêntica Casa de Livros.
***
O catálogo da Casa está divido da seguinte forma:
Biblioteca Tradicionalista — Dirigida pelo editor José Lorêdo Filho, esta coleção se destina à publicação do que há de mais importante e substancioso do pensamento tradicional.
Obras Reunidas de Miguel Ayuso — Miguel Ayuso Torres é, indubitavelmente, o mais importante e fecundo teórico em atividade do pensamento tradicional. Professor Catedrático da Universidade Pontifícia Comillas (Madrid) e presidente da Fundação Francisco Elías de Tejada (Madrid), as suas Obras Reunidas, em projeto exclusivo da Resistência, estão programadas para mais de 20 volumes — num verdadeiro work in progress, a abarcar toda uma vida de meditação filosófica e jurídica.
Coleção Documentos Jurídicos — Dirigida pelo professor Ricardo Dip — desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e presidente da União Internacional de Juristas Católicos (Roma) —, a Coleção Documentos Jurídicos se impôs a grave missão de contribuir para a restauração dos caminhos tradicionais da vida do direito, direito em cuja origem e cume está a intimação da lei natural.
Ensaios Brasileiros — Coleção integralmente dedicada aos assuntos brasileiros.
Gallicantu — Coleção dedicada à publicação de ensaios contemporâneos, nos campos da política, do direito e da filosofia.
***
Sejam bem-vindos à Livraria Resistência Cultural Editora — a Casa do tradicionalismo no Brasil.